Como o smartphone pode melhorar a qualidade de vida

O smartphone está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Seja para se divertir, trabalhar, comprar, estudar, conversar com outras pessoas. Esta tecnologia  se tornou tão popular que hoje  parece impossível imaginar como seria o mundo sem celular. 

Um uso ainda pouco comentado do smartphone é como um aliado à saúde. Ele pode ser um apoio para os cuidados cotidianos relacionados ao sono, dieta, cuidados com a pele, posturas adequadas, entre outros exemplos.

Alimentação e atividades físicas

Na alimentação, o smartphone pode te ajudar a conferir a qualidade dos alimentos que está comprando – desde sucos, chás, iogurtes até massas, pães, etc. Há também aplicativos para medir a glicemia ou a pressão arterial do usuário, o que é importante para quem precisa controlar esses índices há tempos.

Outro uso do smartphone para melhorar a qualidade de vida é através de aplicativos que ajudam na prática de atividades físicas regularmente. Tais como corrida, musculação, caminhada, ioga, alongamento, entre outras atividades. Por isso, se você está sedentário, é recomendado começar com exercícios simples.

Smartphone e saúde mental

O smartphone também podem ser importantes no cuidado com a saúde mental. Alguns exemplos disso são aplicativos que ajudam a praticar meditações guiadas e a fazer exercícios de respiração. Isso é estratégico para ajudar a lidar com ansiedade, ataques de pânico, entre outros desafios.

A saúde mental também é diretamente impactada pela qualidade do sono. Quem sofre de insônia ou tem o sono interrompido várias vezes durante a noite pode recorrer a aplicativos para monitorar a sua rotina de sono. Essas ferramentas também podem trazer dicas para fazer a manter a chamada higiene do sono. 

Este é um conjunto de regras que preparam o organismo para que o sono seja prazeroso, reparador e de qualidade. Alguns exemplos disso são: dormir em uma mesma faixa de horário, evitar o consumo de bebidas com cafeína ou com álcool antes de dormir. 

Além disso, é importante manter o quarto limpo, silencioso, arejado e com iluminação adequada, não comer alimentos gordurosos à noite. Também é importante não ficar em frente a telas pelo menos uma hora antes de dormir. Por isso é que, sem boas noites de sono, as pessoas apresentam irritação, cansaço, dores de cabeça, falta de concentração, entre outros.

É importante pontuar que tecnologias como smartphones e aplicativos não devem substituir o acompanhamento por bons profissionais de saúde, como psicólogos, nutricionistas e clínicos gerais. O ideal é que ambos ocorram juntos a fim de propiciar a maior qualidade de vida possível.

Foto: Pixabay

Veja Também