3 dicas para sair do sedentarismo

Mudar o estilo de vida, praticar esportes e cuidar da mente. Hoje, é difícil encontrar alguém que não conheça os benefícios trazidos para a saúde. Desde a melhoria do sistema imunológico, circulatório e muscular, até a redução de pressão alta e diabetes. Porém, saber disso não é suficiente para transformar hábitos e sair do sedentarismo. Por isso, se você deseja ter um estilo de vida saudável, confira algumas dicas para sair do sedentarismo!

Organizar a rotina para sair do sedentarismo

Primeiramente, é preciso organizar a rotina para ter tempo para praticar atividades físicas regularmente. Na vida adulta, é difícil ter tempo para se fazer tudo o que se quer. Por isso, que tal começar com pequenos hábitos?

Alguns exemplos são: deixar de utilizar o elevador e passar a utilizar escadas, fazer caminhadas curtas em seu bairro (de até 30 minutos) antes ou depois do trabalho, além de praticar exercícios de alongamento em casa. Quem está em um estilo sedentario

Em grandes cidades, o tempo e energia de deslocamento até um parque ou academia pode desestimular a prática de atividade física. Por isso, comece com atividades físicas na sua casa ou bairro. À medida que você desenvolver o gosto por praticar exercícios, você vai se abrir para a possibilidade de buscar novos exercícios em outros lugares.

Intensidade crescente

Outra dica importante é: comece aos poucos e intensifique a intensidade com a supervisão de um profissional, ao longo do tempo. A ânsia de começar a prática de atividades físicas pode fazer as pessoas começarem com muita intensidade, o que facilita lesões e outros problemas.

Por isso, que tal começar a caminhar em seu bairro 2 vezes por semana por até 40 minutos? Com o tempo, ao perceber que a sua capacidade física se fortalece, é possível aumentar a intensidade e a frequência dos exercícios com o tempo. Para evitar lesões, também é importante buscar áreas planas para realizar atividades, sem buracos nas calçadas e chão.

Roupas, calçados e aparelhos

Para praticar atividades físicas com segurança, é importante ter roupas, calçados e aparelhos adequados. Por isso, pesquise quais são os itens mais indicados para a atividade escolhida.

Via de regra, roupas adequadas para a prática de atividades físicas envolvem tecidos leves que permitam à pele respirar sem deixar as peças encharcadas, tênis com bons amortecedores de impactos e equipamentos com proteção e boa manutenção.

Lembre-se de ir a um médico antes de começar as atividades para realizar uma avaliação geral. Também é importante checar se há algum tipo de atividade que você não deve fazer (por alguma condição física, como problemas cardíacos ou na coluna, entre outros exemplos).

Foto: Kay Abrahams/peopleimages.com

Veja Também