Conheça todos os benefícios do kombucha!

Com o avanço da ciência, cada vez mais pessoas buscam informações sobre como manter um estilo de vida saudável. A alimentação é um fator fundamental nesse processo.

Frutas e legumes são itens essenciais em uma dieta saudável. Porém, há outros alimentos que também podem trazer benefícios e ainda não são tão conhecidos, como o kombucha. Confira mais detalhes sobre ele a seguir!

O que é kombucha 

O kombucha vem se tornando mais conhecida no ocidente recentemente, esta bebida surgiu na China, cerca de 221 a. C, durante a Dinastia Qin. Sendo conhecido como chá da imortalidade, ele passou a ser conhecido em outras regiões, como a Rússia. A Europa veio a conhecer o kombucha somente no século XX.

Essa é uma bebida fermentada feita a partir de chás como o preto e o verde. Ela também é gaseificada e atua como um probiótico natural que traz várias vantagens  para a saúde. 

Isso ocorre já que esta bebida possui uma grande quantidade de leveduras e lactobacilos vivos (bactérias benignas que fortalecem e regeneram a flora intestinal, além de fortalecer o sistema imunológico).

Benefícios do kombucha 

O kombucha possui muitos nutrientes naturais, como ferro, proteínas, fósforo e potássio e, ainda, em nas vitaminas C e as do complexo B. Entre as principais vantagens de ingerir kombucha regularmente estão: reduzir o índice glicêmico (e prevenir picos de diabetes), além de fortalecer a flora intestinal e, consequentemente, o sistema imunológico.

Esta bebida também inibe bactérias que provocam doenças como infecções gástricas, e ainda pode atuar como desintoxicante, já que estimula a eliminação de  toxinas pelo organismo pelas fezes e pela urina. 

Por fim, o kombucha ajuda a reduzir a insônia e melhora o funcionamento do fígado – sendo por isso indicado para quem terminou recentemente tratamentos que exigiram a ingestão de medicamentos como antibióticos.

Porém, é importante lembrar que, como qualquer outro alimento, consumir  kombucha de forma excessiva pode provocar alguns efeitos indesejados, como gases, dores de cabeça, náuseas e dor de estômago.

Veja Também