Conexão no Campo: Ministérios da Agricultura e das Comunicações juntos pelo acesso à internet

Conexão no Campo: Ministérios da Agricultura e das Comunicações juntos pelo acesso à internet

25 milhões de brasileiros devem ser beneficiados pelo Plano Nacional de Inclusão Digital

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro, e das Comunicações (MCom), Juscelino Filho, se reuniram para discutir o Plano Nacional de Inclusão Digital, que tem como objetivo principal fornecer acesso à internet para aproximadamente 25 milhões de pessoas que não possuem nenhum tipo de conexão, com foco especialmente nas áreas rurais.

O projeto visa lançar o edital de extensão da conectividade rural do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é utilizar tecnologias como a fibra óptica, satélites ou rádio para oferecer acesso à internet de alta velocidade no campo.

Esta ação é uma solicitação antiga da população do campo que necessita de conectividade nas áreas rurais, onde fica evidente a dificuldade do desenvolvimento social e econômico sem o acesso à internet de qualidade.

A conectividade no campo é de grande importância para a agricultura de precisão, ao utilizar tecnologias de ponta, como no caso dos drones, sensores e GPS para controlar as lavouras de maneira eficaz. Com acesso a esta tecnologia, os lavradores poderão acompanhar as plantações de maneira eficiente, levando a um incremento no cultivo e também na qualidade dos itens produzidos.

Para o site oficial do Mapa, o ministro Carlos Fávaro esclareceu que, “Além de promover dignidade e um salto na qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores do campo, o acesso à internet traz ganhos substanciais para o nosso agronegócio. Com a agricultura de precisão, utilizando a alta tecnologia, conseguimos produzir mais e melhor, de maneira sustentável, impactando diretamente no valor bruto da produção”, explicou.

A internet também é uma ferramenta fundamental para a divulgação do setor agropecuário e para a promoção de produtos locais e sustentáveis. Por meio de redes sociais, blogs e outras plataformas, os produtores rurais podem compartilhar informações sobre suas atividades e seus produtos, criando uma rede de consumidores engajados e conscientes.

A conectividade rural também pode auxiliar a desenvolver a economia local, permitindo o acesso a serviços online, tais como, a educação, a saúde e o comércio eletrônico, ajudando na criação de empregos e melhorando a qualidade de vida nas áreas rurais em todo o território nacional.

Além disso, a internet no campo permite que os produtores tenham acesso a informações, como a previsão climática em tempo real, o valor do momento e os preços praticados no mercado (inter)nacional, novas maneiras de plantar e colher, dentre outros, de forma fácil, precisa e rápida.

A internet também facilita que os produtores rurais troquem informações e experiências com demais especialistas do setor, tais como, os agrônomos, os médicos veterinários, os consultores, entre outros profissionais.

Com a crescente procura dos clientes pela alimentação mais saudável e natural, o acesso à internet de qualidade é importante para que os produtores no campo também conheçam as novas tecnologias e, desta maneira, melhorem a produtividade e a eficiência de suas atividades buscando atender a esta nova demanda de mercado.

Foto: imagem de Freepik

Veja Também