Feriado de Páscoa: confira o que abre e o que fecha na Sexta-feira Santa

Feriado de Páscoa: confira o que abre e o que fecha na Sexta-feira Santa

Bancos e órgãos públicos não abrem na sexta-feira, nos transportes a circulação terá o mesmo horário de domingo e os hospitais e o sistema de segurança funcionam normalmente

O feriado prolongado, entre a Sexta-feira Santa (07/04) e o domingo de Páscoa (09/04), altera o funcionamento de diversos setores que prestam serviços à população.

Por este motivo, é necessário programação e, até mesmo antes de se dirigir ao local que necessita atendimento, verificar se o serviço está funcionando normalmente, em regime de plantão ou se permanece fechado.

Os Bancos, por exemplo, não abrirão na sexta-feira, dia 7 de abril, retornando as suas atividades na próxima segunda-feira, 10 de abril, conforme comunicado emitido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os carnês e as contas, tais como, de telefone, água, energia elétrica, dentre outras, com vencimento no dia 7 de abril, poderão ser pagas sem a ocorrência de acréscimos e cobranças de juros no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira, 10 de abril de 2023.

Em nota, a Febraban divulgou em seu site que, como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto no feriado quanto no fim de semana.

Ainda no site oficial da Federação Brasileira de Bancos, segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, “Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (cerca de R$ 30 bilhões anualmente), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica.

Desta maneira, mesmo com as agências bancárias fechadas devido ao feriado, os consumidores poderão antecipar a data de vencimento do pagamento ou, no caso dos documentos com o código de barras impressos, usar o atendimento telefônico, os aplicativos e os caixas eletrônicos para agendar a fatura.

Outros serviços

Embora possam ocorrer diferenças entre estados e municípios, de maneira geral, por se tratar de um feriado nacional, os serviços seguem um padrão de funcionamento. É importante, porém, checar com antecedência se o mesmo está atendendo normalmente, em plantão ou efetivamente fechado.

Confira os principais serviços e suas atividades no feriado da Sexta-feira Santa:

Mercados: normalmente a abertura e fechamento é diferenciado dos demais dias, seguindo os horários praticados aos domingos.

Shoppings: de maneira geral, na sexta-feira (dia 7) e no domingo (dia 9), a praça de alimentação funcionará das 11 às 22 horas e as lojas, das 14 às 21 horas. No sábado (dia 8) o horário de funcionamento será das 10 às 22 horas.

Transportes: ônibus, trem, Metrô e afins, circularão nos mesmos horários e intervalos já praticados no domingo.

Serviços de Segurança: o funcionamento será normal nos distritos policiais e no atendimento de emergência à população pelo telefone 190. Os Bombeiros (telefone 193) e o SAMU (telefone 192) também atenderão normalmente.

Serviços de Saúde: o atendimento nos Hospitais será normal. Já as Unidades de Saúde, equipes estarão de plantão para atendimento aos pacientes, bem como, para os casos de urgência e emergência. Algumas Unidades permanecerão fechadas, por este motivo, sempre entre em contato para verificar o funcionamento antes de se dirigir ao local.

Foto: Imagem de jcomp no Freepik

Veja Também