O papel da Vitamina C na sua skincare

As práticas de cuidados com a pele se popularizaram muito nos últimos anos. Hoje, é mais fácil encontrar vários produtos para essa prática. A vitamina C é uma das substâncias que ganharam destaque. 

Por não ser sintetizada pelo organismo humano, ela precisa ser obtida a partir de fontes como alimentação, complexos vitamínicos e cosméticos. Confira a seguir qual é o papel desta vitamina ao cuidar da pele do seu rosto.

Benefícios

Esta vitamina é um ativo antioxidante que protege a pele de problemas como ressecamento, desgaste e  queimaduras solares. Na alimentação, é fácil encontrá-la em frutas e legumes como cítricos, goiaba, caju, couve e brócolis. Muitos dermatologistas recomendam integrar a vitamina C nos cuidados com a pele, já que a substância aumenta a formação natural do colágeno (essencial para manter a textura da pele).

Entre os benefícios de utilizar vitamina C na prática de skincare estão a sua capacidade de potencializar a proteção em relação à luz solar, clarear manchas, deixar a pele mais luminosa. Além disso, o ativo da vitamina C combate a ação de radicais livres, reduzindo assim o desgaste da pele.

Como usar

É importante saber como utilizar essa substância ao cuidar da pele para conseguir os efeitos desejados. Uma opção é aplicar algum produto contendo vitamina C logo de manhã, depois de aplicar o protetor solar e antes de sair de casa. Alguns exemplos são hidratantes, filtro solar, cremes, séruns e suplementos. Isso protege a pele da incidência de poluição e raios UV.

Outra possibilidade é aplicar esses produtos com vitamina C logo antes de dormir. Antes disso, porém, é necessário higienizar bem a pele ao chegar em casa antes e aplicá-los, já que a pele pode conter poluentes que se depositaram nele ao longo do dia.

Mesmo munido com informações adequadas, é importante procurar um profissional dermatologista para verificar quais são os produtos e as quantidades mais adequadas para o seu tipo de pele, bem como se há contraindicação para ela.

Veja Também