3 dicas para cuidar da pele corretamente

Cuidar da saúde é um processo contínuo, que demanda disciplina e atenção a longo prazo. A dermatologia é a especialidade médica responsável por cuidar da pele, além de mucosas, unhas e cabelo. 

Muita gente acaba recorrendo a tratamentos inadequados para a pele, sem qualquer comprovação científica, ao perceber marcas, acnes e manchas nela. Por isso, veja X erros comuns de skincare para evitar e como manter bons cuidados com a sua pele!

Buscar dermatologista

Há quem deixe para buscar ajuda profissional somente ao perceber sintomas graves de problemas na pele. Ou na hora de buscar tratamentos estéticos. Porém, dermatologistas também previnem, diagnosticam e tratam quaisquer doenças relacionadas à pele, mucosas, unha e cabelo. Tais como infecções, alergias e problemas autoimunes. Além de realizar intervenções não invasivas ou cirúrgicas.

O ideal é buscar esses profissionais assim que perceber manchas vermelhas, descamação da pele, coceira, ressecamento, oleosidade, espinhas duradouras. Além de suor excessivo ou desagradável, unhas quebradiças, nódulos na pele, lesões com pus, entre outros exemplos.

Tratamentos dermatológicos

Ao buscar dermatologistas, você terá mais condições de cuidar da pele, ser avaliado por profissionais qualificados, capazes de identificar sintomas graves e indicar os tratamentos mais adequados.

Na dermatologia, também vale a lei que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de restabelecer a saúde sem grandes problemas. Nesse sentido, o desenvolvimento tecnológico diversificou os tratamentos dermatológicos e hoje é possível realizar peeling e limpeza de pele, além de aplicar séruns, cremes, laser e até toxina botulínica. Porém, o profissional deve analisar cada caso individualmente.

Exames de rotina para cuidar da pele

A ideia de fazer check ups para verificar como está a saúde é bastante conhecida. Porém, isso ainda não é popular quando o assunto é a dermatologia. E, além do câncer, existem outras doenças delicadas que podem prejudicar a pele e mucosas.

Adicionalmente, alguns sintomas são equivocadamente tratados como mera questão estética quando, na verdade, podem ser sinais de problemas como alergias, mucosas, psoríase e até alterações na tireoide. Por isso, é fundamental manter o acompanhamento com dermatologista a cada ano para acompanhar a evolução da sua saúde nesse aspecto.

Veja Também